BRM 200 e Desafio 80 Congonhas – Inscrições abertas

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Estão abertas as inscrições para o Brevet Randonneurs Mondiaux 200km Congonhas – Passa Tempo – Congonhas, e para o Desafio 80km Congonhas – Entre Rios de Minas – Congonhas, a serem realizados no dia 05 de Junho de 2016.

(RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE: este brevet é a última oportunidade para se qualificar para o BRM 300km de Itabira de 09 de julho de 2016. Programe-se!)

Inscreva-se aqui

BRM 200km Congonhas

[Mapa do percurso no RideWithGPS]

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O Brevet Randonneurs Mondiaux (BRM) 200 km de Congonhas-Passa Tempo-Congonhas 2016 caracteriza-se por proporcionar um belo passeio através de trechos de três circuitos integrantes da região de abrangência da Estrada Real: Circuito dos Inconfidentes, Circuito das Villas e Fazendas e Circuito dos Campos das Vertentes. Nesse trajeto o randonneur pedalará por belos cenários naturais, cidades históricas e ruínas que fazem parte da história de Minas Gerais.

Além disso, este é um BRM para quem gosta de montanhas russas, pois será um sobe e desce constante, totalizando em torno de 4000 metros de subida acumulada, alternando os esforços da escalada com os prazeres de deixar a bicicleta correr livre em longos trechos de descidas.

Em torno de 93% de todo o trajeto acontecerá em asfalto de ótima qualidade, embora no caminho de volta, no trecho de Passa Tempo até São Brás do Suaçuí, já seja possível perceber o início do processo de deterioração da estrada em função do intenso tráfego de caminhões carregados de minério que recentemente passaram a circular pela região nos dias úteis. Ainda assim, serão raros os momentos em que será necessário desviar de buracos ou desníveis na pista.

Os demais 7% são de calçamento, sendo: 5 km de blocos que devem ser percorridos na ida e na volta na região entre Congonhas e Alto Maranhão; mais em torno de 500 metros que deverão ser percorridos na ida e na volta por dentro do distrito de Pereirinhas (Desterro de Entre Rios); em torno de 1 km no perímetro urbano de Passa Tempo, da entrada da cidade ao PC 2, que deverão ser percorridos na ida e na volta; e em torno de 1 km já na perna final do brevet, na região em torno da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos onde se encontram os profetas esculpidos por Aleijadinho.

Exceto pelos pequenos trechos de Pereirinhas e Passa Tempo, em que o calçamento é constituído de pedras maiores e com algum desnível, a quase totalidade do trecho calçado é muito boa para se pedalar, com blocos ou paralelepípedos assentados bem justos e nivelados, não inviabilizando o uso de bicicletas de estrada no brevet.

Entre Alto Maranhão e São Brás do Suaçuí, um pequeno trecho é em estrada simples com pouco movimento e depois, na BR-383, na maior parte a pista é dupla com largo acostamento.

Entre São Brás do Suaçuí e Desterro de Entre Rios a pista é estreita, simples e sem acostamento. Durante a semana, em dia útil, no reconhecimento, foi possível trafegar com relativa tranquilidade, embora a atenção devesse ser constante. No domingo não deve haver o tráfego de caminhões de minério nem de ônibus escolares, mas o fluxo de viajantes deve aumentar. Muita atenção neste trecho é recomendada na ida e no retorno. Atenção também para as valas de escoamento de água das chuvas e para muito mato alto na beira da estrada, que podem tornar pedalar muito no canto da pista uma opção arriscada. A dica é fazer-se ver, principalmente nas curvas e manter a atenção redobrada.

Entre Desterro de Entre Rios e Passa Tempo, embora simples, a pista é um pouco mais larga do que o trecho anterior e há um pseudo acostamento de cerca de 1 metro de largura. No entanto, a existência de valas de escoamento de água das chuvas em boa parte da estrada recomenda que se utilize esse acostamento apenas como área de escape em caso de alguma manobra ou desvio mais brusco. Utilizar o bordo da pista de rolamento com muita atenção é recomendado.

Alguma orientação é necessária no trecho que passa pelo perímetro urbano de Congonhas, mas a sinalização existente na cidade não deixará margens para erros. A saída para Alto Maranhão será subindo pela “curva da morte”, enquanto no retorno a descida será pela Basílica.

Em Alto Maranhão também há necessidade de estar atento na ida, para evitar um pequeno trecho de terra até a BR-383, e no retorno, para não se entusiasmar e continuar seguindo no asfalto em vez de entrar na direção do calçamento para retornar a Congonhas.

No trevo de acesso a São Brás do Suaçuí também é necessário estar atento: obras recentes ainda não estão mapeadas nas ferramentas de gps disponíveis na Internet. A dica é seguir a sinalização em direção a São Brás do Suaçuí a fim de se passar por dentro da cidade. Nesse trevo, alguns acessos e sinalizações ainda estão precárias. Muita atenção é necessária, tanto para a orientação quanto para a sua segurança.

Exceto por esses três locais, todo o resto da estrada é razoavelmente bem sinalizado e não há dificuldade de se chegar a Passa Tempo nem de volta a Congonhas.

Postos de controle do BRM 200:

PC1 – Entre Rios de Minas (Lanchonete Quero Mais)

PC2 – Passa Tempo (Restaurante Tempão)

PC3 – Entre Rios de Minas (Lanchonete Quero Mais)

O ciclista que conclui um Brevet 200km é autorizado a se inscrever para o Brevet 300km em qualquer clube randonneur! Tendo concluído um 300, pode se inscrever no 400, cuja conclusão dará direito ao 600, último pré-requisito para o 1000 e para alguns LRMs como os 1200km do Paris-Brest-Paris.

No ano de 2016, os Inconfidentes Pedalantes oferecerão brevets de 200, 300 e 400. Caso queira participar de todos, é importante se planejar segundo as possibilidades do nosso calendário e do calendário nacional. O próximo brevet 300 será no dia 09 de julho, com largada em Itabira.

(obs: alguns clubes exigem que o brevet imediatamente inferior tenha sido realizado durante a mesma temporada; outros permitem que tenha sido concluído no ano anterior. Há ainda os que permitem que o randonneur se inscreva em qualquer distância pretendida, sem pré-requisitos. Recomendamos que consulte atentamente o regulamento de cada clube antes de realizar suas inscrições).

Desafio 80km

Mapa do Percurso no RideWithGPS

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O Desafio 80km é uma oportunidade de se iniciar na modalidade. Não vale brevet homologado junto ao ACP (Audax Club Parisien), mas serve para dar um gosto de “quero mais” ao ciclista que se desafia a cumprir uma distância maior que a cotidiana de treinos e passeios mais perto de casa. Os primeiros 40km são os mesmos do Brevet 200km, retornando para Congonhas a partir do PC1 de Entre Rios de Minas. Quem termina um desafio, sempre fica com vontade de ampliar seus horizontes.

Orientações para os inscritos

Termo de Responsabilidade

Clique aqui.

Congresso Técnico e entrega dos Kits do Participante

04/06/2016 – Sábado

  • Horário: a definir (à tarde)
  • Local: a definir (Congonhas)

A participação no Congresso é opcional, mas muito recomendada. É o momento para tirar as últimas dúvidas, conhecer participantes, retirar o kit e entrar no clima. A retirada do kit também acontece durante a vistoria no domingo.

Conteúdo do kit do participante:

  • Planilha de orientação
  • Passaporte
  • Saquinhos zip-lock para guardar planilha e passaporte durante o percurso
  • Numeral de identificação (devolvido ao final do percurso ou em caso de desistência)

A conclusão do trajeto seguindo as regras propostas dá direito também ao recebimento do certificado e da medalha do clube, ao final do Brevet ou Desafio.

Equipamentos obrigatórios

Leia atentamente as orientações neste link.

Brevet 200km

  • Colete refletivo
  • Farol Dianteiro
  • Pisca traseiro
  • Capacete
  • Câmera Digital (ou celular com câmera) – caso confirmarmos realização de PCF – posto de controle fotográfico

Desafio 80km

  • Colete refletivo
  • Capacete
  • Câmera Digital (ou celular com câmera) – caso confirmarmos realização de PCF – posto de controle fotográfico

Caso os equipamentos obrigatórios não sejam apresentados na vistoria, o participante não receberá o carimbo no passaporte, e não terá direito a medalha e certificado de conclusão.
Caso o participante seja flagrado sem os equipamentos durante o percurso, também não receberá medalha / certificado de conclusão.

Veja também as dicas do Sociedade Audax, principalmente sobre Coletes Refletivos.

Cronograma BRM 200km e Desafio 80km

05/06/2016 – Domingo
Local de Início/Final: Rodoviária de Congonhas

Vistoria dos Equipamentos Obrigatórios e entrega do Termo de Responsabilidade assinado: Entre 6h e 6:50h – Chegue cedo!

  • Caso o atleta não seja vistoriado até 6:50h, poderá fazer a vistoria após as 7h, mas sem adição no tempo de prova. Participantes não vistoriados serão desclassificados no PC1.
  • Os horários da largada, abertura e fechamento dos PCs serão rigorosamente cumpridos.

Além dos equipamentos listados no link, não se esqueça da câmera digital ou celular para registrar as fotos nos Pontos de Controle Fotográfico.

Largada: 7h da manhã.
Horário limite para conclusão:

  • BRM 200 – 20:30h
  • Desafio 80km – 12:25h

Como chegar ao local da Largada [Gmaps]

De Carro.

  • Ofereça Vaga de carona nos comentários deste post!

De ônibus (Verificar ônibus e horários para Congonhas)

 

  1. Os PCs (Ponto de Controle) são os locais onde o participante terá seu passaporte carimbado, demonstrando que está dentro dos limites de tempo estabelecidos.
  2. No PC2 haverá estrutura para almoço, fornecida pela organização.
  3. Ao longo do caminho há vários estabelecimentos como restaurantes e postos com lojas de conveniência, para que o participante possa adquirir itens adicionais.
  4. Caso o participante chegue ao PC antes do horário de abertura, terá que esperar o horário para obter o visto no passaporte.
  5. Pode haver fila no PC para obter o visto no passaporte. Aguarde pacientemente a sua vez.

BRM 200km: 3 PCs e ? PCFs (a definir)

Os locais e distâncias podem ser alterados até o dia do brevet.

PC1 – 40km (Lanchonete Quero Mais – Trevo de Entre Rios)

  • abertura 8:30h / fechamento 9:40h

PC2 – 100km (Restaurante Tempão em Passa Tempo – local a confirmar)

  • abertura (10:15h) / fechamento (13:30h) Almoço: Macarrão e Salada, água.

PC3 – 157km (Lanchonete Quero Mais – Trevo de Entre Rios)

  • abertura (11:40h) / fechamento (16:20h)

Chegada BRM200 – Praça da Rodoviária – Congonhas

  • entre 13:40 e 20:30.

 

Desafio 80km: 1 PC e ? PCFs (a definir)

Os locais e distâncias podem ser alterados até o dia do desafio.

PC1 – 40km (Lanchonete Quero Mais – Trevo de Entre Rios)

  • abertura (8:30h) / fechamento (9:40h)

Chegada Desafio – Praça da Rodoviária – Congonhas

  • entre 09:40 e 12:25h

PCF (Pontos de Controle Fotográfico)

Os PCFs (Ponto de Controle Fotográfico) são locais onde o participante deverá fazer uma foto (auto-retrato e/ou com a bicicleta) para comprovar que está seguindo o percurso determinado. As fotos serão apresentadas no PC seguinte, para garantir o carimbo no passaporte. Por este motivo é obrigatório o uso de uma câmera digital (ou celular) nos brevets em que marcamos PCFs. O participante deve se certificar que terá bateria para usar ao longo do dia. Os locais estão descritos na planilha.
No caso deste brevet 200 e desafio 80, ainda não definimos PCFs.

Planilha de Orientação

  • A planilha (carta de rota) é a ferramenta indispensável para a orientação nos brevets. Ela deve ser seguida à risca e nela estão contidas todas as informações sobre localização dos postos de controle e seus horários de abertura e fechamento, navegação, pontos de controle fotográfico, indicações de possíveis pontos de apoio e alertas de segurança.
  • Uma versão preliminar da planilha em breve estará disponível no site.
  • A planilha definitiva será entregue impressa no Congresso Técnico.

 

Arquivo para GPS (versões preliminares, não-definitivas)

Para baixar o arquivo, clique em Export, no canto superior direito do site RideWithGPS e escolha o tipo de arquivo que melhor atenda o seu dispositivo.

Apoio externo aos participantes

O participante deverá informar, na entrega dos kits, se terá algum carro de apoio, informando a placa do veículo. O apoio externo poderá ocorrer APENAS nos PCs (Postos de Controle), onde o participante pode receber alimentação, manutenção na bicicleta, etc. O carro de apoio cadastrado não poderá acompanhar o participante durante o percurso, sob risco de desclassificação.

Outras informações importantes

Histórico do Clima em Congonhas em Junho [Climatempo]
Hospedagem [TripAdvisor, Booking, Decolar]
Alimentação
A modalidade Randonneur pauta-se sobre a autossuficiência, o ciclista deve planejar sua alimentação pelo percurso.
Há vários postos e restaurantes pelo caminho, onde o ciclista pode adquirir bebidas e comidas.
Os PCs (Postos de Controle) da organização terão água e frutas, que são um auxílio para o participante seguir adiante.

Sobre os BRMs

O Brevet Randonneur não é uma competição, trata-se de uma prova que combina resistência física, desafios individuais e cicloturismo.

Em 2015, iniciamos em BH uma história que queremos seja longa, resistente e estimuladora da prática do ciclismo de longa distância não competitivo, o Randonneuring /Randonagem. Foram 3 brevets (com desafios introdutórios à modalidade). Em 2016, além dos Brevets 200km, teremos a oportunidade de realizar e aprender com os brevets de 300 e 400km – veja nosso calendário. Você pode fazer parte dessa história!

Regulamento do Clube Inconfidentes Pedalantes

Veja neste link

Dúvidas?

Faça contato conosco, pelos comentários ou pelo e-mail: inconfidentespedalantes@gmail.com

Bate-papo online , uma seção de explicações e tira dúvidas que ocorreu em Fevereiro/2015.
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#InconfidentesPedalantes #Audax #Randonneur #BeloHorizonte

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